Pedras da
Vesícula Biliar

A vesícula biliar é uma pequena bolsa localizada abaixo do fígado, cuja função é armazenar a bile que é produzida pelo fígado. A bile é um líquido que auxilia principalmente na digestão das gorduras da alimentação.

Durante esse armazenamento da bile na vesícula biliar ocorre um processo de concentração tornando a bile mais espessa. Essa concentração pode sofrer um desequilíbrio entre a quantidade de água e as substâncias presentes nela, originando os cálculos biliares ou pedras da vesícula.

Sintomas

O sintoma mais comum é a chamada dor biliar. A dor biliar é uma forte dor do lado direito do abdome, abaixo das costelas, podendo ou não estar relacionada à alimentação.

Porém em muitos pacientes previamente sem sintomas, a primeira manifestação pode ser uma das complicações que as pedras na vesícula podem gerar.

Colecistite aguda

Ocorre quando uma pedra causa obstrução do canal da saída da vesícula. Ao contrário da dor biliar, que é limitada durando alguns minutos, na colecistite aguda a dor é constante e contínua durando várias horas, obrigando o paciente a buscar atendimento médico de urgência.

Coledocolitíase

Acontece quando uma pedra escapa da vesícula e causa obstrução do canal principal da bile. Essa obstrução impede a passagem da bile ao intestino levando a um quadro chamado icterícia, que é uma coloração amarelada da pele e dos olhos.

Esta bile obstruída pode ainda sofrer contaminação por alguma bactéria vinda do intestino causado uma infecção bastante grave chamada colangite aguda.

Pancreatite aguda

Complicação decorrente da passagem de pedras da vesícula para o canal principal da bile e com obstrução transitória do ducto do pâncreas. Impedindo desta maneira a drenagem das enzimas pancreáticas e levando a um quadro de inflamação do pâncreas, que pode algumas vezes ser também muito grave.

Diagnostico

O principal exame utilizado quando há suspeita de pedras na vesícula é o ultrassom de abdome (ecografia). Quando se suspeita de complicações, outros exames podem ser solicitados como tomografia de abdome ou ressonância magnética.

Tratamento

O tratamento mais comum é a colecistectomia, que é a retirada cirúrgica da vesícula biliar. Todos os pacientes sintomáticos devem ser operados. Ainda existe controvérsia se os pacientes sem sintomas devem ou não ser operados, mas devido ao potencial de gravidade das complicações e a segurança da cirurgia, existe atualmente uma tendência em se indicar cirurgia mesmo nos pacientes assintomáticos.

Cirurgia da vesícula biliar

A colecistectomia é realizada por videolaparoscopia (cirurgia por vídeo) o que proporciona ao paciente menor dor pós-operatória e rápida recuperação com retorno precoce às suas atividades habituais.

Normalmente o paciente interna no dia da cirurgia e recebe alta já na manhã seguinte. A cirurgia tem duração média de 30 a 60 minutos e é realizada com anestesia geral. Chegando ao quarto após a cirurgia, o paciente já pode levantar-se, caminhar e a alimentação é reiniciada algumas horas após a cirurgia.

Nos primeiros dias de pós-operatório recomendamos uma dieta um pouco mais leve. No longo prazo não é necessário mudança nos hábitos alimentares, uma vez que a produção de bile continua pelo fígado.

Fale comigo

Calcule seu IMC