Cirurgias

Cirurgia bariátrica revisional

Apesar da alta taxa de sucesso das cirurgias bariátricas, em alguns casos é necessário revisar a primeira cirurgia realizada.

Atualmente as cirurgias revisionais correspondem a 7-15% de todos os procedimentos bariátricos e devido ao maior número de cirurgias nos últimos anos, a tendencia é o aumento das revisionais também.

As potenciais indicações para uma cirurgia bariátrica revisional incluem perda de peso insuficiente ou reganho de peso após o primeiro procedimento, intercorrências como estenose da anastomose, doença de refluxo após Sleeve, úlceras da anastomose, migrações da banda gástricas e outras

Como deve ser a avaliação e a indicação da cirurgia bariátrica revisional?
Antes de qualquer indicação é necessário uma avaliação individualizada e criteriosa pelo cirurgião bariátrico e equipe multidisciplinar.

As consultas iniciais precisam incluir uma avaliação nutricional completa assim como dos déficits de vitaminas e minerais. Exames complementares (como endoscopia, tomografia ou exames contrastados) são necessários para avaliar a condição da anatomia da cirurgia realizada e identificar eventuais intercorrências.

Antes da indicação da cirurgia deve-se tentar, quando possível, o tratamento clínico da condição identificada. Por exemplo, em paciente com perda de peso insuficiente ou reganho pode-se tentar o tratamento com medicações ou procedimentos endoscópicos para nova perda de peso.

As cirurgias revisionais tendem a ser mais complexas tecnicamente e apresentarem maiores taxas de complicações quando comparadas com o primeiro procedimento realizado. Portanto, é importante serem cuidadosamente indicadas e realizadas por equipes experientes e em centros especializados.

Agende agora mesmo sua consulta com Dr. Gustavo

Agendar consulta